InícioMato Grosso do SulSustentabilidade: Permissionários da Ceasa-MS que separam o lixo têm desconto no aluguel

Sustentabilidade: Permissionários da Ceasa-MS que separam o lixo têm desconto no aluguel

Empresários que aderiram a iniciativa tiveram desconto de mais de R$ 22,7 mil no aluguel de 2024

Ouvir Notícia Pausar Notícia

Compartilhar

A Ceasa-MS (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (24) um balanço sobre o desconto no TPRU (Termo de Permissão Remunerada de Uso) dos permissionários. Em 2024, os empresários que realizaram reciclagem do lixo tiveram R$ 22.796,59 de desconto nos aluguéis.

O ideal é que essa separação seja feita em bags ou tambores, para facilitar o transporte. Ao levar esse resíduo até a Central de Gestão de Resíduos (CGR) da Ceasa, o material é pesado e o valor equivalente ao kg de cada reciclável é abatido no valor que cada empresário paga pelo uso do condomínio das Centrais.

Separação de lixo (Divulgação)

Produção

Contudo, o valor do abatimento, naturalmente, varia de acordo com a quantidade de resíduo produzido em cada box ou área da Ceasa. Quanto mais resíduo reciclado o permissionário separar, mais ele tende a ganhar. Entretanto, ainda são poucos os que aderem à iniciativa. Das 70 empresas cadastradas na Ceasa em 2024, apenas 28 fizeram a separação dos resíduos que produzem.

“Nem todos os permissionários têm essa consciência de que o resíduo que ele descarta também vale dinheiro. Além de ser uma seleção simples, ela também traz retorno financeiro para os empresários”, comenta a diretora de Orçamento e Finanças da Ceasa-MS, Rizeli Cafure Quevedo Breda.

Separe o lixo

Segundo a Ceasa, 228.520,75 quilos de plásticos, vidro, papelão e alumínio descartados na unidade foram reciclados no ano passado. Esses resíduos são convertidos em outros materiais reutilizáveis, ao invés de serem descartados em aterros. Já o resíduo orgânico dispensado na Central também é transformado em adubo, que é utilizado para melhorar a qualidade do solo.

Atualmente, 26 funcionários são responsáveis pela limpeza do complexo da Ceasa-MS, sendo que 7 profissionais atuam diretamente na gestão da Central de Gestão de Resíduos.

Tem alguma denúnciaAssim, flagranteAssim, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo Whatsapp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramAssim, FacebookAssim, TiktokAssim, YouTubeAssim, WhatsappAssim, Bluesky e Tópicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img