Um homem, suspeito de cometer um estupro virtual contra uma adolescente, de 13 anos, moradora de uma cidade de Mato Grosso do Sul, foi preso pela polícia em Fátima, na Bahia, nesta terça-feira (2).
O Jornal Midiamax não revelará a cidade onde aconteceu o crime, nem nomes, para preservar a vítima, seguindo as diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A adolescente foi vítima de chantagens durante 38 dias para enviar vídeos sexuais ao homem. Com uma falsa montagem, ele iniciou uma série de chantagens e obrigou que a vítima realizasse e registrasse atos sexuais para ele.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, através da Dam (Delegacia de Atendimento à Mulher) tomou conhecimento dos fatos e iniciou-se uma investigação que desencadeou a Operação Vale dos Ventos.
Com uma ciberinvestigação, o suspeito foi localizado no nordeste baiano e a polícia pediu pela sua prisão preventiva e busca e apreensão para apreender os registros da adolescente e possível identificação de novas vítimas.
A Justiça deferiu os mandados e uma equipe de policiais foi enviado à Bahia em um avião do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), onde prendeu o suspeito, com apoio de policiais locais.
Conforme o registro policial, o homem possui duas passagens pelo mesmo crime – estupro de vulnerável na forma virtual -, mas não havia sido denunciado anteriormente pelo entendimento de ausência de provas pelo Ministério Público da Bahia. Agora, são aguardadas mais provas pelas autoridades policiais de MS e da Bahia para que ele seja responsabilizado pelo crime.
A Polícia Civil ressaltou que “o estupro virtual é uma modalidade de violência que tem crescido enormemente, representando um perigo concreto principalmente as nossas jovens. Trata-se de delito de difícil investigação, tendo em vista que o autor pode se encontrar em qualquer lugar do país ou do mundo, escondendo se atrás do anonimato. Por tal razão, é fundamental um controle das redes sociais pelos responsáveis e uma abertura de um canal de confiança entre pais e filhos”.
Por fim, explicou o motivo da escolha do nome da operação. “Em homenagem ao autor italiano Danti Alighieri, o qual, em sua obra mais famosa Divina Comédia, narrou que o Vale dos Ventos seria a parte do inferno destinada aos devassos, os quais não controlam seus desejos sexuais”