A primeira Superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira (19). O fenômeno acontece quando a Lua cheia está no ponto mais próximo da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil quilômetros do nosso planeta.
Isso acontece porque a órbita é elíptica, ou oval. Assim, a Lua fica aparentemente maior e mais brilhante, explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig.
“Pode ser até 20% mais brilhante do que a lua é. É um espetáculo bem interessante de se observar e dá para ver de qualquer parte do Brasil, do mundo, se tiver condições meteorológicas adequadas”, disse.
Como observar a Superlua
A Lua estará no céu desde às 15h45, do lado oposto ao qual o sol se põe. Já na parte da noite, será possível vê-la desde às 18h. Caso não consiga ver nesta segunda, será possível observar também na terça-feira (20) e quarta-feira (21).
Como surgiu a Superlua
O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra.
Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.
O Observatório Nacional informou que, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros do nosso planeta, foi a menor distância desde 1948.
A próxima vez que a Lua vai chegar tão perto da gente está prevista para 2034.
Outras luas
- Lua de Morango: A Lua estará no céu desde às 15h45, do lado oposto ao qual o sol se põe. Já na parte da noite, será possível vê-la desde às 18h. Caso não consiga ver nesta segunda, será possível observar também na terça-feira (20) e quarta-feira (21).
- Lua dos Cervos: É o nome da lua cheia de julho, que ocorre no início do verão no hemisfério norte. O nome vem do crescimento dos chifres dos cervos machos, que emergem nas testas dos animais durante este período. Os chifres dos cervos passam por um ciclo anual de queda e regeneração, e tornam-se maiores à medida que os animais envelhecem.
- Lua de Esturjão: A Lua do Esturjão é um nome popular dado à Lua Cheia que ocorre no mês de agosto. Esse nome tem origem nas tradições dos povos nativos americanos, que observavam e nomeavam as Luas Cheias ao longo do ano com base em eventos naturais e sazonais.
- Lua de Sangue: A Lua de Sangue é um evento astronômico que desperta a curiosidade e a imaginação de muitas pessoas. Apesar do nome sugestivo, a Lua não “sangra” de verdade. Essa coloração avermelhada que ela adquire durante um eclipse lunar total é resultado da interação da luz solar com a atmosfera terrestre.
Com informações da Agência Brasil