O atleta campo-grandense Yeltsin Jacques é mais uma vez medalhista olímpico pelo Brasil, conquistando o bronze na prova dos cinco mil metros em Paris.
A prova marca o início da participação de Yeltsin nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que pode garantir ainda mais medalhas na competição. A prova que garantiu o bronze ocorreu na madrugada desta sexta-feira (30), às 4h06 (horário de MS).
Retornando de uma lesão, Yeltsin não conseguiu manter o ritmo que mostrara em competições anteriores, alcançando a terceira colocação apenas no final da prova, com o tempo de 14min52s61. A medalha de ouro, no entanto, ainda ficou com o Brasil, garantida por Júlio César Agripino, em um novo recorde mundial.
Em entrevista após o resultado, Yeltsin se disse satisfeito e agradeceu a torcida. “Obrigado a todo o Brasil que levantou de madrugada e torceu por mim e pelo Júlio. Dentro do que eu passei, voltando de uma lesão grave, ainda peguei uma virose nos últimos dias. Eu e minha família sabemos o quanto foi duro. Queríamos o ouro, mas a sensação é de missão cumprida.”
O guia do campeão Agripino é o sul-mato-grossense Edelson Ávila, de Iguatemi, que treinou com Yeltsin até recentemente.
A segunda participação de Yeltsin em Paris está prevista para 2 de setembro, também às 4h, onde Yeltsin também defende o ouro olímpico. Ele primeiro deve correr a etapa eliminatória. Caso se classifique, disputa a final no dia seguinte (3), no mesmo horário.