Corumbaense foi o último a anunciar o comando técnico, com o nome de Charles de Almeida
Osvaldo Sato –
As equipes da Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense estão prontas para a disputa do Estadual 2025. Com o anúncio de Charles de Almeida como técnico do Corumbaense, todos os clubes definiram seus comandantes para a competição que promete grandes disputas.
Charles de Almeida, conhecido por seu título capixaba em 2018 e passagens por clubes como Macaé e Estrela do Norte, assume o Corumbaense com a missão de levar o time a uma campanha sólida. O treinador já acumulou experiências em campeonatos nacionais e estaduais, o que anima a torcida do Carijó.
No Operário, maior campeão estadual e atual detentor do título, a aposta é na continuidade. Leocir Dall’Astra segue no comando da equipe, que terá pela frente, além do Estadual, a Copa Verde, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.
O vice-campeão Costa Rica Esporte Clube (CREC) também já definiu seu técnico. Odil Soares, que recentemente esteve à frente do Mixto de Cuiabá, chega para comandar o time no Estadual e na Copa do Brasil.
O Estadual 2025 também terá um toque internacional. O técnico argentino Cláudio Racino será o responsável por liderar o Coxim, evidenciando a presença de treinadores estrangeiros também no futebol sul-mato-grossense. Com 53 anos e formação em Educação Física, Racino acumula passagens por clubes europeus.
Continuação é a palavra de ordem no Aquidauanense, que será comandado por Mauro Marino pelo oitavo ano consecutivo. Glauber Caldas também segue no comando do Pantanal, antes conhecido como Portuguesa.
Por outro lado, o DAC (Dourados Atlético Clube) apostou no retorno de Ito Roque, enquanto o Ivinhema trouxe de volta Douglas Ricardo. No Águia Negra, José Oliveira foi o escolhido, em anúncio feito pelo presidente Iliê Vidal.
Recém-promovido à Série A, o Naviraiense será liderado por Fernando Lopes, técnico campeão estadual Sub-20 em 2024 pelo Operário de Caarapó. Lopes foi o responsável por classificar sua antiga equipe pela primeira vez para a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Novo formato de disputa
O Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 será disputado em um formato reformulado. Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em turno único, com os dois mais bem classificados indo diretamente para a semifinal e os dois últimos sendo rebaixados para a Série B. A fase final, incluindo semifinal e decisão, será disputada em jogos de ida e volta. No total, a competição terá 55 partidas.
A primeira fase da competição será aberta no dia 19 de janeiro e segue até 1.º de março. As quartas de final devem ocorrer nos dias 5 e 9 de março.
As semifinais, por sua vez, serão realizadas nos dias 16 e 23 de março. Por fim, as grandes finais estão previstas para os dias 30 de março e 6 de abril.
A rodada de estreia está marcada para o dia 19 de janeiro, com os seguintes confrontos:
- Pantanal x Dourados
- Aquidauanense x Ivinhema
- Operário x Águia Negra
- Naviraiense x Corumbaense
- Costa Rica x Coxim
Assim como nos anos anteriores, o campeão estadual garantirá vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, além da Copa Verde e da Copa do Brasil de 2026.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.