O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na última terça-feira (20) com as senadoras Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Eliziane Gama (PSD-MA), que estão em campanha conjunta para a presidência do Senado em 2025. O encontro, que não constava na agenda oficial de Lula, foi intermediado pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e durou cerca de 30 minutos.
Durante a reunião, Lula não se comprometeu diretamente, mas fez um aceno favorável às senadoras, mostrando-se um entusiasta de candidaturas femininas, segundo interlocutores próximos. Essa sinalização pode ser interpretada como um possível aval para que petistas venham a apoiar uma das duas senadoras na disputa pela sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A decisão sobre qual das duas será a candidata ainda não foi tomada, mas o acordo entre Eliziane e Soraya é que a que conseguir maior apoio assumirá a candidatura, com o objetivo de eleger, pela primeira vez na história, uma mulher para a presidência do Senado e do Congresso Nacional.
Além do apoio velado de Lula, a articulação já conta com o ex-presidente José Sarney (MDB), que pode influenciar a bancada do MDB a se posicionar contra a candidatura de David Alcolumbre (União-AP), o favorito do atual presidente do Senado.
Soraya e Eliziane seguem agora em busca de mais apoios, com encontros agendados em São Paulo e uma viagem ao Nordeste para dialogar com senadores e lideranças partidárias.
The post Soraya Thronicke articula candidatura à presidência do Senado com apoio de Lula appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.