A ministra do Planejamento, Simone Tebet, chegou no início da tarde desta sexta-feira (26) a Três Lagoas, a 326 quilômetros de Campo Grande, para visita técnica junto ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para finalização das obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3), com investimentos da Petrobras.
“Cheguei muito bem acompanhada à minha cidade natal, Três Lagoas–MS, para visitar a fábrica de fertilizantes e discutir novas oportunidades de desenvolvimento, emprego e renda para a região. Hoje, estou ao lado do governador e do presidente da Petrobras”, disse a ministra em vídeo postado nas redes sociais.
Segundo ela, a inspeção não será apenas para tratar da fábrica de fertilizantes, mas também para discutir oportunidades, emprego e renda para o Estado. O governador Eduardo Riedel (PSDB) acompanha a agenda.
Prates e UFN3
A Petrobras informou a retomada da construção da fábrica de fertilizantes para dezembro de 2024. A empresa divulgou em abril deste ano uma série de medidas e cronogramas, incluindo a licitação e conclusão da obra, para rebater ataques à gestão de Jean Paul Prates, presidente da estatal.
A intenção é licitar em dezembro deste ano a finalização das obras. “UFN-III: projeto incluído no PE-24-28+ para reavaliação técnico-econômica, com previsão de início do processo licitatório em dezembro de 2024. Partida prevista para final de 2028”, diz o documento.
A nota foi encaminhada como resposta aos pontos de um dossiê que vem sendo compartilhado desde a semana passada por aliados do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com críticas a pontos da gestão de Prates.
Um dos pontos afirmava que Prates foi contra a Petrobras investir em fertilizantes e petroquímica. Para rebater, a estatal encaminhou o cronograma de diversas iniciativas do setor pelo país, incluindo a fábrica de Três Lagoas.