O Pé de Cedro, símbolo cultural e histórico de Coxim, tema do hino da cidade, morreu, segundo laudo apresentado pela administração municipal nessa segunda-feira (25).
Conforme a prefeitura, a árvore já estava sendo monitorada há cerca de um ano e com medidas adotadas para garantir a saúde e preservação da mesma desde os primeiros sinais de alerta, como queda de folhas.,
No entanto, laudo de estudos feitos fitossanitários e técnicos apontaram a morte da planta, localizada na Praça Zacarias Mourão região central da cidade.
Segundo o site Edição de Notícias, de Coxim, a causa da morte ainda não foi identificada, podendo ser por várias razões, como pragas, doenças, danos causados por condições climáticas extremas, falta de água ou nutrientes no solo, compactação do solo ao redor, exposição a produtos químicos, interferência humana, entre outros.
Para determinar a causa exata da morte, seria necessária avaliação mais detalhada das condições.
A remoção do Pé de Cedro deverá ser feita para evitar que ele caia e cause danos ou ferimentos em pessoas.
O secretário de Desenvolvimento de Coxim, Saimon Cândido, informou que a forma de remoção será defininda em audiência pública, onde a população também poderá dar sugestões, assim como serão apresentadas mais informações sobre a árvore e o laudo.
A árvore foi plantada em 1939 por Zacarias Mourão que, anos depois, escreveu a música Pé de Cedro, que se tornou o hino do Munícipio e eternizou a planta na memória cultural de Coxim e de Mato Grosso do Sul.