Apesar do “Tempero do Tonho” ser vendido por anos no semáforo da Avenida Afonso Pena com a Rua Padre João Crippa, em Campo Grande, nenhum sinal vermelho impediu o negócio de crescer. A receita de família era produzida no fundo de casa, como agrado às visitas, e, com impulso do Senai, ganhou as prateleiras de comércios de 76 municípios de Mato Grosso do Sul.
O tempero caseiro à base de sal marinho, alho, açafrão, noz moscada e especiarias fazia sucesso entre os conhecidos e abriu as portas para uma transformação na vida do até então zootecnista, Antônio Araújo Neto Júnior.
A trajetória de empresário começou quando ele viu o potencial do produto fabricado há 15 anos pelo pai e resolveu apostar na comercialização. “Meu pai tinha um diamante na mão e eu resolvi lapidar”, destacou.
Em 2018, Antônio fez o primeiro contato com o Senai, quando foram desenvolvidos a identidade visual, o website e as embalagens. A consultoria fez o produto se destacar nas vendas e revelou o potencial do crescimento do negócio.
“Na época, o atendimento do Senai representou um crescimento de 90% nas vendas. Era um negócio de fundo de quintal. Quando eu entrei em contato com eles, apresentaram um novo visual para minha marca. A ajuda do Senai está sendo determinante para o nosso sucesso e a cada dia crescemos mais”, destaca.
Mesmo a pandemia, de 2020 a 2023, acabou servindo como um momento para aperfeiçoar os negócios. Antônio se formou em chefe de cozinha na intenção de entender e aprimorar técnicas e receitas em que os temperos são utilizados.
Atualmente, a marca possui 17 produtos diferentes e está presente em mais de 1 mil pontos de venda do Estado. Além de ter clientes também em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A parceria com o Senai deu tão certo que Antônio procurou novamente a instituição para novos projetos. O Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional – Senai Empresa, na capital, está prestando atendimento ao Tempero do Tonho por meio do Sebrae Resolve, um programa que oferece suporte ao empreendedor em diversas áreas.
“Por meio desse programa, serão desenvolvidos, de forma gratuita, o novo design da marca, a criação de um site com e-commerce, fotos de produtos, catálogos impressos e digitais, além da implementação de códigos de barras para os produtos”, explica o líder da área de produção e design, Alonso de Almeida Simões.
Fonte: Da assessoria/ML