Previsão indica calor intenso na região pantaneira e ameno na região sul
Karina Campos –
A semana será de tempo instável em Mato Grosso do Sul, com sol, variação de nebulosidade e chance de chuvas. Apesar do calor atingir 39°C nesta segunda-feira (11), as chuvas devem amenizar os valores até o fim de semana, com chance de 14°C ao sul do Estado.
O prognóstico do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que a segunda-feira será de baixa umidade do ar, com índice de 15 a 35%, enquanto as temperaturas beiram os 40°C na região pantaneira.
Contudo, o cenário muda entre terça (12) e quinta-feira (14), diante da probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-norte, pantaneira e nordeste do Estado.
Frente fria
Segundo o Cemtecessa situação meteorológica ocorre devido à aproximação e o avanço de uma nova frente fria, aliado ao deslocamento de cavados. Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica deverá favorecer a formação de instabilidades.
Na quarta-feira (13), cidades da região sul, como Ponta Porã e Iguatemi, devem amanhecer com temperaturas geladas, entre 15 e 14°C, respectivamente. Onde a máxima não deve ultrapassar os 28°C.
Campo Grande e Dourado também ficam no radar de chuvas, com calor de 30 a 31°C. Os valores também ficam amenos nas demais regiões, como Porto Murtinho, Corumbá, Coxim e Paranaíba, com máxima de 32°C.
Na quinta-feira, a probabilidade de chuva diminui e o tempo volta a ficar mais estável no estado de Mato Grosso do Sul. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas, principalmente nas regiões extremo norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.
Nas regiões pantaneira e sudoeste são esperadas mínimas entre 16 e 22°C e máximas entre 28 e 36°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas de 21 a 25°C e máximas entre 30 a 35°C.