Na manhã desta quinta-feira (8), a tradicional fumaça preta voltou a subir da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o sucessor de Pedro. Essa é a segunda vez consecutiva que o sinal escuro aparece desde o início do conclave, que começou na quarta-feira (7).
Pela manhã, os 133 cardeais eleitores participaram de duas rodadas de votação. Segundo o cronograma oficial, caso algum candidato tivesse atingido os dois terços dos votos exigidos o equivalente a 89 votos o sinal branco teria aparecido por volta das 5h30 (horário de Brasília). No entanto, o anúncio só veio após a segunda rodada, às 6h51, confirmando a continuidade do impasse.
A fumaça preta, tradição centenária da Igreja, é o sinal visual de que ainda não houve escolha. Já a fumaça branca anuncia ao mundo que um novo papa foi eleito.
Novas votações devem ocorrer ao longo do dia, com rodadas previstas para as 12h30 e 14h (horário de Brasília). Caso os cardeais cheguem a um consenso, a fumaça branca poderá ser vista ainda hoje, encerrando o conclave e marcando o início de um novo papado.
Leia mais: Conclave: o que é, como funciona e o que significam as fumaças na escolha do novo papa