Primeira-dama viajou uma semana antes, junto da equipe precursora, e ficou hospedada na residência oficial do Brasil em Tóquio
Após questionamentos sobre os gastos da primeira-dama Janja da Silva por sua viagem antecipada ao Japão, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República se pronunciou, informando que o governo não teve despesas extras com a ida e estadia da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no país asiático.
Em nota, a Secom disse ao portal Poder360 que Janja voou até Tóquio junto da equipe precursora do chefe do Executivo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo, formado por 23 integrantes, incluindo a primeira-dama, desembarcou uma semana antes para preparar a viagem do petista.
Além disso, a Secom frisou que não houve custos com hospedagem, pois ela ficou hospedada na residência oficial do Brasil em Tóquio.
Para frisar a informação, a publicação sobre a viagem no Diário Oficial da União (DOU) traz a frase “sem ônus” ao lado do nome de Janja. O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, também tem a mesma sinalização.