A movimentação turística está intensa em Corumbá, a 425 km de Campo Grande, apesar da seca histórica que atinge o Rio Paraguai. Isso porque falta apenas uma semana para o início do período de defeso, que institui regras para a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul devido à piracema.
Empresas turísticas da cidade relatam lotação máxima nesses últimos dias, e nem mesmo a baixa do rio mais importante da região impediu a procura. Para encerrar o período de pesca liberada em grande estilo, uma mega iniciativa vai reunir 620 mulheres em 20 embarcações por 5 dias no Rio Paraguai, no coração do Pantanal de MS.
Mas seja no evento especial para mulheres ou para turistas em geral, a lotação é uma realidade. “As vagas para 2024 estão 100% esgotadas e 80% já está vendido para a temporada de 2025”, conta o responsável por uma das embarcações que recebem turistas no Pantanal de MS. O barco hotel tem capacidade para receber de 12 a 20 pessoas em camarotes triplos, quádruplos e cabines.
Ana Karolina Orro Borges, responsável de Ecoturismo em uma das maiores empresas do segmento de cruzeiro e pesca pelo Rio Paraguai, em Corumbá, explica que a procura por viagens nessa empresa também continuou, apesar da seca.
“Claro que as pessoas se preocupam e perguntam mais se vai funcionar normal, mas nossos pacotes são fechados com bastante antecedência, então a maioria já estava confirmado antes de sabermos dessa grande seca”, explica.
Mudanças impostas pela seca
Ela também conta que o roteiro de viagem realizado pela embarcação foi adaptado, mas as operações seguirão normalmente. “Não tivemos cancelamentos por aqui”, completa Ana Karolina.
A principal reação observada foi a preocupação dos passageiros. “Eles veem as notícias e ligam para perguntar se vai ter mesmo a viagem, mas aqui conseguimos contornar.
“Conseguimos mudar o roteiro sem mudar as atividades. Se uma baia deixa de ser acessível, os meninos conhecem outra entrada, ou outra baia, e assim fomos adaptando”, esclarece Ana Karolina.
Encerramento grandioso do período de pesca
Com uma logística gigantesca para dar conta do evento, quase todas as embarcações da cidade foram “separadas” para a iniciativa.
“Serão 620 mulheres em 20 embarcações durante 5 dias. O embarque vai ser uma grande festa aqui no porto no dia 1° de novembro”, compartilha Ana Karolina.
O horário de início do embarque está marcado para o meio-dia, e só vai acabar quando o último grupo embarcar. São mulheres de todos os lugares do Brasil, além da Bolívia, Argentina e Paraguai.
“A gente lançou o evento já esgotado, na primeira edição ficaram quase 2 mil mulheres na lista de espera. Para este ano, quando a gente foi fazer, tivemos que conseguir mais barcos hotel para poder aumentar o número de vagas, porque a maioria das meninas que vieram na primeira edição estão repetindo a segunda edição”, detalha.
Durante os 5 dias que antecedem o período de piracema a “mulherada” vai poder desfrutar das belezas do Pantanal, praticar a pesca esportiva e “turistar” na cidade corumbaense.
Saiba mais:
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!