InícioEconomiaSão Gabriel do Oeste e Coxim registram avanço na abertura de empresas...

São Gabriel do Oeste e Coxim registram avanço na abertura de empresas em março

Municípios do norte de MS mantêm ritmo de crescimento e acompanham tendência estadual de expansão no ambiente de negócios.

Os municípios de São Gabriel do Oeste e Coxim apresentaram desempenho positivo na abertura de empresas durante o mês de março, acompanhando a tendência estadual de expansão no setor empresarial. De acordo com dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems), Coxim registrou 14 novas empresas e São Gabriel do Oeste, 12. 

O bom resultado reforça o potencial de desenvolvimento fora dos grandes centros urbanos, com os empreendedores locais contribuindo para o fortalecimento da economia regional. A diversidade de áreas com novos registros — que vão desde o setor de serviços até atividades ligadas à agropecuária e transporte — também indica a ampliação das oportunidades em diferentes segmentos da economia local.

Mato Grosso do Sul bate recorde de empresas abertas no mês de março

Estado totaliza 3.750 novos registros em 2025 e mantém tendência de crescimento puxada pelo setor de serviços

No total, Mato Grosso do Sul contabilizou 1.201 novas empresas abertas em março, o maior número já registrado para o mês nos últimos 25 anos. Além disso, pela primeira vez desde o início da série histórica da Jucems, os três primeiros meses do ano ultrapassaram a marca de mil registros mensais: foram 1.298 em janeiro, 1.251 em fevereiro e 1.201 em março — somando 3.750 novos empreendimentos formalizados em 2025.

O movimento de crescimento vem sendo contínuo desde 2017, com recordes anuais sucessivos. Em 2023, o Estado ultrapassou a marca de 10 mil empresas em um único ano (10.117), número que foi superado em 2024 (11.164) e que, ao que tudo indica, deve ser novamente superado neste ano.

Segundo o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o cenário é animador. “A perspectiva de crescimento se mantém. A Junta Comercial se compromete a cada vez mais investir em inovações tecnológicas, neste ano estamos ainda procurando partir para a inteligência artificial de forma a simplificar a vida do empresário”, afirmou.

O setor que mais impulsionou o crescimento foi o de Serviços, com 911 registros, seguido pelo Comércio (252) e pela Indústria (38). Entre os principais ramos estão: Serviços combinados de Escritório e Apoio Administrativo (58), Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo (58), Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas (50), Holdings de Instituições Não-Financeiras (37), Cultivo de Soja (28), Atividade Odontológica (26), Transporte Rodoviário de Cargas (23), Restaurantes e Similares (21), e Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial (20).

Campo Grande lidera

Campo Grande lidera o ranking de março com 463 empresas abertas, seguida de Dourados (133), Chapadão do Sul (123), Três Lagoas (62), Naviraí (32), Ponta Porã (23), Nova Andradina (22), Maracaju (20), Sidrolândia (18), Corumbá (15), além de Coxim (14) e São Gabriel do Oeste (12).

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img