O maior cemitério de Campo Grande, Santo Amaro, está há mais de um ano com parte do muro caída e fechado na base de uma ‘gambiarra’. Assim, tapumes de lata tentam preservar o acesso e ocultar os túmulos a poucos dias do Feriado de Finados, no próximo 2 de novembro.
A falta de manutenção e limpeza nos cemitérios municipais campo-grandenses se tronou um problema crônico do qual a população se lembra quando se aproxima o Dia de Finados, principal data de visitação. Desde junho, leitores do Jornal Midiamax denunciam, por exemplo, a situação precária do Cemitério Santo Antônio.
Já no Cemitério Santo Amaro, os trechos do muro que começaram a cair em outubro do ano passado e foram fechados com tapumes de zinco de maneira improvisada, seguem assim, mesmo após mais de um ano da primeira queda.
Questionada, a Prefeitura Municipal não se posicionou, até o momento desta publicação, sobre o planejamento para reforma destes muros.
‘Maquiagem na véspera: cemitérios de Campo Grande recebem limpeza
Entretanto, a Semadur informou que tem intensificado a limpeza dos cemitérios públicos, diante da quantidade de pessoas que devem visitá-los no feriado. O objetivo, segundo nota enviada pela Prefeitura de Campo Grande, é “proporcionar um espaço acolhedor e digno para as famílias”.
Desta forma, na véspera da data especial, a Semadur diz que “intensifica as ações de limpeza e manutenção, incluindo serviços de poda de árvores, limpeza de pátios e áreas comuns, para garantir que os cemitérios estejam preparados para receber os visitantes”, afirma.
No Dia de Finados, os cemitérios públicos estarão abertos das 7 às 17 horas. Estão previstas missas em cada cemitério, sendo uma pela manhã e outra à tarde.
Devido ao grande número de visitantes esperado, não será permitida a entrada de veículos no maior cemitério de Campo Grande, bem como nos demais cemitérios, “visando um fluxo mais seguro e organizado”.
Além da Semadur, estão envolvidos na ação outros órgãos municipais, como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Guarda Civil Metropolitana, para apoiar no controle do trânsito nos arredores dos cemitérios, na segurança e orientação dos visitantes.
Transporte coletivo
As pessoas que tem intenção de visitarem os cemitérios ou igrejas no Dia de Finados, terão novamente a redução na tarifa do transporte público, assim como no ano passado.
Para isso, o transporte público deve operar com plano especial de Finados e inclusão de linhas para atender aos trajetos para os cemitérios. A definição foi dada pela Portaria Agereg n.º 21, publicada em 13 de março de 2024.
Esta determina que a passagem de ônibus durante o feriado deverá custar R$ 1,90, o que representa uma redução de 40% no valor. Em dias normais, a tarifa custa R$ 4,75. A tarifa especial será válida para usuários que efetuarem o pagamento com cartão eletrônico recarregável.
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!