O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina enviará 20 militares com equipamentos completos para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem o Pantanal, em Mato Grosso do Sul. A decisão foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo governador catarinense Jorginho Mello, em uma mensagem ao governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel.
A equipe catarinense será dividida em seis viaturas e estará equipada com todo o EPI (Equipamento de Proteção Individual) necessário para o combate ao fogo. Além disso, os bombeiros trarão 84 itens adicionais, incluindo assopradores, roçadeiras, motosserras, motobombas de água limpa, abafadores, batedores, facões e enxadas, ampliando assim a capacidade de enfrentamento ao incêndio.
“Conte com Santa Catarina”, afirmou o governador Jorginho Mello, destacando a importância da colaboração interestadual diante da situação crítica que o bioma pantaneiro enfrenta. O Pantanal, um dos biomas mais importantes do Brasil, tem sido fortemente impactado pelos incêndios, mobilizando forças de diversos estados.
Além de Santa Catarina, o Rio Grande do Sul também enviou recentemente uma equipe para ajudar no combate ao fogo. Onze bombeiros militares especializados chegaram ao Mato Grosso do Sul no fim de semana, trazendo consigo quatro picapes e uma série de equipamentos específicos para enfrentar os incêndios.
A chegada dessas equipes reforça os esforços conjuntos entre estados e a atuação coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul para controlar a situação no Pantanal, um esforço essencial para preservar um dos ecossistemas mais valiosos do país.
The post Santa Catarina envia bombeiros para auxiliar no combate ao fogo no Pantanal appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.