A população sul-mato-grossense pode acessar, através do Centro de Informações Estratégicas (CIE), um painel de acompanhamento das ações públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que devem ser cumpridas seguindo o Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2024 a 2027.
O CIE é desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), e organizado em gráficos e tabelas, gerados pelo software Qlik Sense, que possibilita a conexão e combinação dos dados com visualização dos resultados em tempo real, o que viabiliza a exploração livre e não linear dos índices apresentados.
De acordo com a chefe do CIE, Ana Luiza Gonçalves, uma das vantagens é que não há necessidade de recarregar os dados sempre que for preciso fazer uma análise ou coletar uma informação, já que todas podem ser examinadas de maneira intuitiva e simples a partir de uma leitura rápida e dinâmica – uma vez que o Qlik Sense apresenta os dados através de ferramenta visual conhecida como dashboard interativo, que exibe resultados de maneira consolidada.
Ela explica, ainda, que os dados disponíveis no Qlik Sense sobre o PPA de Mato Grosso do Sul são extraídos do Sistema de Planejamento e Finanças (SPF), que contém informações acerca da execução orçamentária e financeira, conforme disposto na Lei Orçamentária Anual (LOA) – instrumento legal que detalha as receitas e fixa os gastos e despesas do governo para o ano seguinte.
Isso é possível porque o software computa e processa os dados por meio de uma combinação de carga e transformação, armazenamento em memória, indexação, processamento associativo e visualização dinâmica, o que permite que os usuários interajam com as informações de forma eficiente.
“O processo consiste em três fases: extração, através da coleta dos dados do SPF; transformação, momento em que é realizado o processamento e organização desses dados para análise; e integração, que é a consolidação dos dados para uma visão completa”, detalhou Gonçalves.
Para preparar os dados para análise e visualização no Qlik Sense, o CIE segue um processo estruturado.
“As principais etapas são a definição do objetivo e requisito de dados; identificação das bases, coleta e importação; preparação, por meio de limpeza, transformações e modelagem; e desenvolvimento do script e testes de validação. Após validar os dados e garantir sua integridade, disponibilizamos a tabela para que a equipe da Assessoria de Tecnologia da Informação (ASTI) carregue-os no software”, explicou.
A chefe do CIE destaca, ainda, que seguir essas etapas ajuda a garantir que os dados disponíveis no software sejam precisos, relevantes e prontos para proporcionar insights valiosos para avaliação e tomada de decisões.
“É uma ferramenta poderosa de análise e visualização de dados, destacando-se pela flexibilidade e interatividade oferecidas. Avaliar o formato da disposição das informações no Qlik Sense envolve considerar vários aspectos, como interface, modelagens e resposta imediata”, concluiu.
Acesse o painel clicando aqui.
PPA
Para o desenvolvimento das ações públicas relativas ao Mato Grosso do Sul, a cada quatro anos o Poder Executivo Estadual desenvolve o PPA. No documento, que é aprovado pela Assembleia Legislativa, além de estar exposta a visão estratégica da gestão, estão definidas diretrizes, objetivos e metas que são observadas ao longo do período.
O Plano é um instrumento previsto na Constituição Federal do Brasil de 1988 e deve fazer parte do planejamento dos Estados e demais entes federados. A participação da sociedade também é fator presente na elaboração do PPA, que prioriza o investimento de recursos em áreas como assistência social, educação, saúde e segurança pública.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));