Neste sábado (01), a Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizará plantão de vacinação em duas unidades de saúde, e fará ação itinerante no Shopping Norte Sul e Pátio Central Shopping.
De acordo com as informações, todas as vacinas do calendário estarão disponíveis, incluindo a gripe e Covid-19. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destaca a importância da população aproveitar o feriado para colocar a caderneta de vacinação em dia.
“É a oportunidade para que as pessoas busquem os pontos de vacinação, principalmente aqueles que pertencem aos chamados grupos de risco, como idosos, por exemplo. Estamos com aumento de casos de doenças respiratórias, entre elas a gripe, por isso é fundamental se proteger”, diz.
Confira o cronograma:
USFs Silvia Regina e Aero Rancho: 7h30 às 17h
Shopping Norte Sul, das 10h às 18h
Pátio Central Shopping, das 9h às 16h
Gripe
O Boletim da InfoGripe apontou que Mato Grosso do Sul, está entre 17 estados com tendência de crescimento de casos da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) -gripe.
O levantamento semanal foi divulgado, nesta quinta-feira (29), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente aos dias 19 a 25 de maio, tendo como base dados inseridos Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).
Em todo país, nos boletins divulgados a maioria dos testes positivos foram para os seguintes casos:
25,8% – Influenza A;
0,4% – Influenza B
56,0% vírus sincicial respiratório
4,5% SARS-CoV-2 (COVID-19)
Conforme os dados do boletim, em análise dos dados das últimas oito semanas, a síndrome respiratória aguda grave segue sendo letal para crianças com menos de dois anos, enquanto idosos acima dos 65 anos.
A Covid-19, segue em baixa, enquanto a circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) segue com tendência de aumento, de acordo com o boletim da Infogripe.
Crianças e idosos seguem sendo os mais afetados pela circulação dos vírus respiratórios no país, em crianças pequenas o VSR, é responsável por causar o rinovírus. A Influenza também apresentou aumento da incidência da SRAG em idosos e crianças.
*Colaborou Laura Brasil
CORREIO DO ESTADO