Economia
Governo fez reunião com o Subgrupo de Trabalho, que reúne autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina
Por Viviane Freitas | 6 junho, 2024 – 10:52
A construção da Ponte Bioceânica, que conectará Porto Murtinho a Carmelo Peralta no Paraguai, está com 52% das obras concluídas e a previsão de conclusão é novembro de 2025. Durante uma reunião do GT-14, um subgrupo que envolve autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, foi discutido o avanço desse e outros projetos de infraestrutura para promover a integração logística no Mercosul.
Participaram da reunião o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, e o assessor de logística Lúcio Lagemann. Além da Ponte Bioceânica, foram debatidas a Ponte da Integração sobre o rio Paraná e o Corredor Bioceânico Viário. Outros temas incluíram a construção de acessos rodoviários e projetos de conectividade digital, além de dificuldades no transporte aéreo e potencialidades da hidrovia Paraguai-Paraná.
Também foi abordada a construção de um gasoduto através do Corredor Bioceânico, proposta pelo Paraguai, que conectaria o gás natural vindo da Argentina ao gasoduto Brasil-Bolívia. Este projeto foi apresentado para discussão entre os ministérios dos países envolvidos.
A obra da Ponte Bioceânica é vista como um passo significativo para a integração regional e para o desenvolvimento econômico dos países participantes, facilitando o transporte e o comércio entre Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.