InícioClima TempoRio Verde, Coxim e Camapuã lideram acumulados de chuva em abril no...

Rio Verde, Coxim e Camapuã lideram acumulados de chuva em abril no norte de MS

Apesar do destaque de alguns municípios, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes estão com volumes abaixo da média histórica para o mês.

Nos primeiros 15 dias de abril, municípios da região norte de Mato Grosso do Sul registraram volumes expressivos de chuva, com destaque para Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Camapuã e Bandeirantes, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (16), pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). Por outro lado, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes apresentaram acumulados inferiores à média histórica do mês, mesmo considerando que os dados analisam apenas metade de abril.

Chuvas expressivas no norte de MS

Entre os dias 1º e 15 de abril de 2025, dados de precipitação acumulada em Mato Grosso do Sul — obtidos via satélite (produto MERGE/INPE), estações meteorológicas (INMET, SEMADESC, Embrapa Agropecuária Oeste) e pluviômetros automáticos (CEMADEN e ANA) — revelam concentração das chuvas nas regiões norte e sudeste do estado.

No norte do estado, os maiores acumulados foram registrados em Rio Verde de Mato Grosso (171,2 mm), Coxim (143,6 mm) e Camapuã (137,8 mm). Também se destaca Bandeirantes, que acumulou 91,6 mm de chuva, ultrapassando a média histórica mensal de 86,5 mm.

Por outro lado, municípios como São Gabriel do Oeste (68 mm) e Pedro Gomes (64,2 mm) registraram volumes inferiores à média mensal, ficando abaixo 26% e 34% do esperado para o mês, respectivamente.

Panorama estadual da precipitação

Conforme os dados, na comparação com as médias históricas de abril, 20 municípios do estado apresentaram chuvas abaixo do esperado, enquanto 14 municípios registraram acumulados acima da média histórica mensal.

Dourados foi o município com o maior volume acumulado no período, com 181,8 mm, representando um aumento de 72% em relação à média histórica. Outros destaques incluem Sete Quedas (150,8 mm), Ribas do Rio Pardo (150,2 mm), Aral Moreira (141,4 mm) e Miranda (128,8 mm).

Entre os menores índices estão Paranaíba (16,6 mm), Dois Irmãos do Buriti (37,4 mm), Nova Alvorada do Sul (41,8 mm) e Rochedo (42,2 mm), todos com acumulados mais de 50% abaixo da média.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img