Participantes do fórum de debates elencados pelo G-20 destacam fala do líder sul-mato-grossense sobre posição dos estados
O Fórum Nacional de Governadores aprovou e deu destaque à fala do sul-mato-grossense Eduardo Riedel (PSDB), seu representante no Urban 20, um dos principais ambientes do encontro do G-20, realizado no Rio de Janeiro. Riedel discorreu sobre o tema “Um Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para Uma Governança Climática Multinível”, no qual resumiu intervenções de sua gestão e ressaltou os compromissos dos demais estados com o desenvolvimento sustentável.
Na opinião dos gestores, a abordagem de Riedel foi fiel e alinhada ao pensamento atual, que prioriza o enfrentamento da crise climática e a busca de soluções nacionais para problemas comuns relacionados à defesa do meio ambiente. O governador tucano enfatizou a opção pelo desenvolvimento conceituado por princípios de sustentabilidade humana e ambiental, em harmonia com o crescimento econômico.
Eduardo Riedel realçou a importância de mecanismos e colegiados institucionais, como o Conselho das Federações, um espaço que exercita democraticamente a capacidade de conversar sobre os diferentes temas. “Os estados têm feito isso com os municípios, alguns mais, outros menos. O que importa, no entanto, é que os passos estão sendo dados”.
A repercussão dos debates desse nível é de alcance mundial. Afinal, o U20 é o fórum dos prefeitos do G20 (grupo constituído pelos ministros de finanças e chefes de bancos centrais das maiores economias do mundo, e dois órgãos regionais, a União Africana e a União Europeia). O saldo destas análises temáticas e experiências de governança vai acrescentar elementos substanciais para políticas públicas de estados e municípios e até iniciativas empresariais privadas voltadas à gestão sustentável.
ALCANCE
O protagonismo de Riedel no evento confirma o status de Mato Grosso do Sul na quadratura de lideranças cujas vozes reverberam no território nacional. Além do Fórum de Governadores, também fizeram a escolha de Riedel para representa-los a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Fórum Nacional de Governadores e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.