Na noite do dia 01 de agosto, o Armazém Buffet, em Campo Grande, foi palco de uma solenidade organizada pela Associação Paridade de Verdade. O evento, presidido pela advogada Eclair Nantes Vieira, marcou a posse das presidentes territoriais e dirigentes de comissão, além da entrega de honrarias. A advogada Célia Bernardo, de São Gabriel do Oeste, tomou posse na Gestão 2024/2026, destacando-se por sua luta pelos direitos das mulheres no município.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Sérgio Fernandes Martins, que foi homenageado. Representando São Gabriel do Oeste, estiveram presentes a advogada Célia Bernardo, a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Gabriel do Oeste (Comdem), Solange Fachini, e a representante da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do município, Luciane Gonçalves.
A advogada Célia Bernardo destacou a importância da luta pela paridade de gênero: “Paridade de gênero significa oferecer a homens e mulheres as mesmas oportunidades, direitos e responsabilidades em todas as esferas da vida. Não se trata apenas de uma questão moral ou ética, mas de reconhecer o potencial humano e a contribuição que todos, independentemente de gênero, podem trazer para a sociedade. Ainda há muito a ser feito, não podemos descansar. A luta é árdua, às vezes inglória, mas não esmoreçamos, pois somos todos iguais na nossa diferença.”
Durante a solenidade, a presidente Eclair Nantes Vieira ressaltou a importância da Associação Paridade de Verdade na luta pela igualdade de gênero. “Cada mulher e menina que empoderamos representa um passo significativo rumo a um futuro igualitário, livre da violência e da opressão. Entidades governamentais e não governamentais, homens e mulheres, juntos, moldando uma nova era de resistência, coragem e igualdade, erradicando a violência de gênero em todas as suas formas”, afirmou Eclair.
A advogada e membra da ONG Paridade de Verdade, Claudia Cafure, também discursou, enfatizando a influência das mulheres em posições de poder para as próximas gerações. “O impacto dessas mulheres na sociedade é imenso, pois além de esperança, inspiram outras a seguirem seus passos, criando um ciclo virtuoso de superação e empoderamento. O trabalho dessas líderes é um lembrete poderoso de que com determinação e coragem é possível derrubar o teto de vidro e construir um mundo onde respeito, dignidade e oportunidades sejam garantidos a todas”, disse Claudia.
Com programas que vão desde o suporte a vítimas de violência doméstica até a formação profissional e o empoderamento econômico, a Associação Paridade de Verdade trabalha para criar um ambiente onde as mulheres possam prosperar e liderar.