O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) participa da missão internacional, Brasil Export 2024, que ocorre desde domingo (3) e vai até 11 de novembro pelos países do Mediterrâneo, reunindo 75 integrantes, entre parlamentares, líderes empresariais e executivos do setor de infraestrutura.
Este importante fórum visa promover o diálogo, a inovação e o compartilhamento de conhecimento nas áreas de logística, infraestrutura e atividade portuária.
Durante a missão, os participantes têm a oportunidade de conhecer, de forma prática, os portos, equipamentos logísticos e centros empresariais de diversas nações europeias como Itália, Espanha, Tunísia e França.
O encontro busca impulsionar a cooperação entre o Brasil e os países do Mediterrâneo, destacando a integração e o desenvolvimento de novos negócios, além da chamada economia azul.
A economia azul é entendida como o uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico e a melhoria do bem-estar social, sem comprometer a saúde dos ecossistemas marinhos.
Neste contexto, o Brasil vivencia um crescimento significativo devido à utilização estratégica de seus portos. A soja, que corresponde a 58% das exportações brasileiras, e o milho, com 27%, têm como principais plataformas de embarque os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ).
Acompanhando essa expansão, Mato Grosso do Sul se destaca ao registrar em 2023 um expressivo recorde de exportações, totalizando US$ 10,517 bilhões.
Após chegada a Gênova, Beto e os demais integrantes da missão realizam visitas a diversas localidades italianas, incluindo Pompeia, Nápoles e Palermo, antes de seguir para Tunis, na Tunísia, e Barcelona, na Espanha, encerrando a jornada em Marselha, na França.
Beto enfatiza a relevância do evento Brasil Export e seu papel essencial na modernização do setor portuário. Ele ressalta que a associação reúne alguns dos principais empresários do país, que se unem anualmente para discutir inovações e tecnologias que possam otimizar operações portuárias.
“O Brasil Export é uma associação de empresários, composta pelos maiores do setor portuário do país, que promove anualmente um encontro para buscar tecnologias e inovações. O foco é encontrar maneiras de tornar o desembaraço portuário mais rápido e eficiente. Para isso, contamos com a colaboração de alguns parlamentares na melhoria da operação dos portos, pois é imprescindível termos legislações que garantam celeridade e eficiência”.
Beto acrescenta que a troca de experiências em outros países é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. “Além disso, no ano passado, estivemos em Singapura e no Japão, e agora temos a oportunidade de conhecer o sistema portuário dos países do Mediterrâneo. É fundamental termos essa visão ampliada para que o Brasil possa ganhar em eficiência e competitividade no mercado global”, conclui.