Com a chegada de geada em Mato Grosso do Sul, alguns cortes de carne ganham novo status, como o ossobuco. Mas ao longo das estações, essas carnes também são renegadas por quem associa o corte à baixa qualidade. O jornal O Sul Mato Grossense trouxe uma receita com o corte para te ajudar a se esquentar nesta terça-feira (28), dia que foi registrado a menor temperatura do ano, chegando a 10ºC com sensação de 1ºC em Campo Grande.
O que muitos não sabem é que esse corte é muito famoso no norte da Itália, região de Lombardia. O nome significa literalmente “Osso buraco”. Ou seja: um naco de carne com um buraco de osso no meio. A diferença é que na Itália, o ossobuco é feito com carne de vitelo, mas no Brasil, onde há um certo preconceito, o que mais tem mesmo é o ossobuco de boi, cortado em fatias de dois dedos de espessura, apresenta o tutano por dentro do osso.
Na Itália, normalmente o corte é servido separadamente com purê, massas ou risoto, mas aqui no Mato Grosso do Sul, costuma-se fazer uma espécie de caldo para os dias frios, preparado à caçadora, com ervas e até mandioca. A carne fica desfiando, e o tutano do osso se transforma em uma manteiga, dando intenso sabor ao prato.
Confira a receita:
INGREDIENTES
– 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
– 2 kg de ossobuco fresco (não usar carne congelada)
– 2 cebolas médias em rodelas
– 1 pimentão verde ou vermelho
– 1 colher de sopa de alho picado ou triturado
– 4 tomates picados e sem sementes
– 1 lata (340 g) de molho de tomate pronto (não usar extrato de tomate)
– 1 e 1/2 colheres de sálvia desidratada (pode ser louro também)
– Pimenta-do-reino branca a gosto
– Pedaços de mandioca
– Sal a gosto
MODO DE PREPARO
O prato deverá ser feito diretamente em uma panela de pressão, onde adiciona-se inicialmente o azeite.
Os ingredientes deverão ser todos divididos em 2 porções e colocados em camadas na seguinte ordem: ossobuco, cebola, alho, tomate, pimentão, molho de tomate, temperos (sálvia, pimenta-do-reino branca e sal). Repetir esta ordem novamente.
Fechar a panela e levar ao fogo alto até o início da pressão (panela começa a chiar).
Abaixar o fogo e cozinhar por 50 a 60 minutos (cuidado para não ultrapassar este tempo em demasia).
Desligar o fogo e abrir a panela somente após a saída natural da pressão (cerca de 15 minutos).
O ideal é servir o ossobuco acompanhado de arroz branco e uma bela polenta ou purê de batata.
The post Renegado por alguns, ossobuco é sugestão para dias de frio em MS appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.