A temporada 2024 de surfe chegou ao fim, após a disputa da etapa final do Circuito Mundial de Surfe, o WSL. Vale destacar que desde 2021 a competição tem um novo formato. Portanto, são nove etapas, onde as pontuações são somadas. Após isso, os cinco melhores avançam para o Finals, disputado em mata-mata. Porém, a (…)
Júlio Brandão –
A temporada 2024 de surfe chegou ao fim, após a disputa da etapa final do Circuito Mundial de Surfe, o WSL. Vale destacar que desde 2021 a competição tem um novo formato.
Portanto, são nove etapas, onde as pontuações são somadas. Após isso, os cinco melhores avançam para o Finals, disputado em mata-mata. Porém, a posição que chegam é fundamental, já que interfere no número de disputadas para o título.
Dessa forma, os campeonatos de surf estão crescendo nas apostas online e no mundo do esportepois resulta em muita emoção. Aposta é assunto para adultos.
Em 2024, a Finals reuniu atletas de peso e contou com muita emoção, mas infelizmente para os brasileiros o vencedor não foi um atleta do país, mesmo com Italo Ferreira brigando até o final.
Italo Ferreira bateu na trave
Único brasileiro presente na WSL Finals 2024, a tarefa de Italo Ferreira não era nada fácil. Como ele teve a quinta melhor campanha, com 37,365, chegou na decisão precisando vencer três adversários para chegar na bateria final, e assim ele fez.
Dessa forma, passou pelos australianos Ethan Ewing e Jack Robinson, nas duas primeiras rodadas. Na semifinal, encarou o americano Griffin Colapinto e novamente venceu, chegando até a decisão.
Na decisão, o líder do ranking, o havaiano John John Florence aguardava. Em um sistema melhor de três baterias, o brasileiro não conseguiu surpreender e acabou derrotado por 2 a 0.
“Claro que eu gostaria de vencer, mas acho que tem algo maior na frente para mim. Vou treinar três vezes mais e vou ser campeão do mundo em breve”, disse Italo Ferreira, após o confronto.
Com a conquista, John John Florence entrou para uma lista de surfistas que contam com três títulos. São eles: Kelly Slater (11), Gabriel Medina (3), Mick Fanning (3), Andy Irons (3), Tom Curren (3) e Mark Richards (4).
Vale destacar que o Brasil vem muito bem no surfe, vencendo sete títulos dos últimos 10. O próprio Italo Ferreira tem uma conquista, além de Gabriel Medina (3x), que recentemente faturou o bronze nas Olímpiadas de 2024, Filipe Toledo (2x), e Adriano de Sousa (1x).
Portanto, apenas John John furou a bolha brasileira nos últimos anos, com o seu tricampeonato.
WSL Finals terá novo local em 2025
A WSL Finals 2024 foi a despedida do evento na Califórnia. Dessa forma, a partir de 2025 o palco da decisão do Circuito Mundial de Surfe será em Fiji, na Oceania.
O local escolhido foi próximo à cidade de San Clemente, nas ondas de Lower Trestles, que é famosa por ter muita consistência e variedade, oferecendo desde pequenas opções manobráveis até grandes e tubulares.
Vale destacar que o local já contou com etapas de temporada regular da WSL e, como curiosidade, é uma praia que para chegar será necessária uma caminhada de 10 minutos por uma trilha, pois é alocada em uma reserva ambiental.Com todos esses ingredientes a modalidade segue em alta e é possível fazer palpites no surfe em plataformas como a Parimatch. Saiba quando apostar e quando parar.