A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou na tarde deste sábado (10) que iniciou a análise da caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), resultando na morte de 62 pessoas.
De acordo com a FAB, os dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixa-preta, foram transferidos na manhã de sábado para o Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde a análise foi iniciada. Apesar do início dos trabalhos, o relatório preliminar sobre o acidente deverá ficar pronto em 30 dias.
Os investigadores começaram os trabalhos de preparação, extração e degravação de dados, que devem continuar de forma ininterrupta nas próximas horas, conforme informou o órgão. Após a conclusão das ações iniciais no local do acidente em Vinhedo, a investigação entra na fase de análise de dados.
Nesta fase, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, além de uma análise detalhada dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura. O Cenipa reafirmou a previsão de divulgar o Relatório Preliminar do acidente aeronáutico dentro do prazo estimado de 30 dias.
O acidente aéreo em Vinhedo é considerado de alta complexidade, e uma das preocupações iniciais era a possível danificação da caixa-preta, o que não ocorreu. Até o momento, as hipóteses sobre as causas do acidente ainda não levaram a uma conclusão definitiva. Embora especialistas tenham sugerido um possível congelamento das asas, essa hipótese foi descartada pela Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, que afirmou que o modelo de avião ATR 72-500 é seguro e não apresenta esse tipo de falha. A aeronave tinha todos os certificados e inspeções em dia, com o último laudo realizado em junho deste ano.
O avião, que transportava 62 pessoas, caiu em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todos a bordo. A aeronave havia decolado de Cascavel (PR) às 11h50 com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com chegada prevista para as 13h40. No entanto, 20 minutos antes do horário previsto, a aeronave caiu.
Até a tarde deste sábado, os corpos de 50 vítimas já haviam sido resgatados do local do acidente, incluindo os do piloto e do copiloto. Todos os corpos serão levados para o Instituto Médico-Legal (IML) Central de São Paulo para identificação, onde há mais recursos disponíveis. Até o final da tarde, 37 corpos já haviam sido transportados.
Entre as vítimas estavam uma criança de 3 anos que viajava com o pai para comemorar o Dia dos Pais, uma fisiculturista, um grupo de médicos e uma advogada especializada em processos contra companhias aéreas. O voo também transportava um grupo de médicos que estava a caminho de um congresso em Curitiba.
Na manhã deste sábado, um piloto da Voepass pediu respeito à empresa e afirmou que o modelo ATR 72 é extremamente seguro, lamentando a tragédia. Ele se manifestou antes de um voo do mesmo modelo decolar do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Cascavel, no Paraná, percorrendo a mesma rota do voo que caiu, mas na direção oposta.
“Toda vez que vocês ouvirem alguma coisa sobre o ATR, informem que é um avião ultrasseguro. Existem mais de 2.000 unidades voando no mundo. É um avião que voa na Europa, nos Estados Unidos, na neve, então ele não tem problemas para operar em condições de gelo”, disse ele.
No entanto, esses apelos não foram suficientes. Nas redes sociais da companhia aérea Latam, que tem um acordo de venda de passagens com a Voepass, usuários revoltados têm deixado diversas mensagens pedindo o fim do acordo, o cancelamento de viagens e a responsabilização pelo acidente, embora a legislação não atribua essa responsabilidade à Latam.
Com informações de Folha Press
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