InícioClima TempoRegião com seca há 2 meses deve receber 100 mm de chuva;...

Região com seca há 2 meses deve receber 100 mm de chuva; veja quando e onde

A chuva que atualmente está concentrada no sul da Bahia nos últimos dias deve subir o mapa e avançar para o interior do Nordeste a partir da madrugada desta sexta-feira (11) até a próxima terça-feira (15), mostra previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Assim, as principais áreas produtoras de grãos da fronteira agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), muitas sem precipitações significativas há, pelo menos, dois meses, devem receber volumes de, aproximadamente, 100 mm no período, especialmente neste fim de semana (veja mapa abaixo).

Isso acontece por conta da mudança no padrão atmosférico com a passagem de um sistema frontal no oceano, que vai contribuir para o aumento da umidade na Região Nordeste, conforme a meteorologista do Inmet Morgana Almeida.

Segundo ela, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atuará com mais intensidade nestes dias, provocando chuvas fortes na faixa norte e leste nordestina, especialmente em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.

A previsão do Inmet ressalta, também, que para a Bahia e o litoral de Sergipe, a situação inspira muita atenção porque as chuvas devem persistir com mais força neste final de semana, principalmente no Recôncavo Baiano e em Salvador.

Chuva bem-vinda

mapa climatempo
Volume de chuva estimado entre os dias 9 e 13 de abril. Foto: Climatempo

Morgana ressalta que a previsão de chuvas significativas no interior do Nordeste está sendo aguardada com expectativa, visto que uma ampla área da região registrou déficit nos meses do verão.

No Matopiba, a oferta hídrica favorece os cultivos de algodão e os plantios de segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão.

Já a agrometeorologista do Inmet Lucietta Martorano acrescenta que, no Maranhão, as lavouras de milho estão no período de floração e as de algodão entrando na fase fenológica de formação das maçãs e a chuva favorecerá os cultivos.

As chuvas também vão favorecer culturas agrícolas no sudoeste do Piauí e no oeste da Bahia, áreas que ainda estão enquadrados na condição de restrição hídrica, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img