O governador Eduardo Riedel (PSDB) publicou nesta terça-feira (21) lei que declara a região de Tarapacá, no Chile, como estado irmão de Mato Grosso do Sul. A definição ocorre no embalo da Rota Bioceânica, que passa pela região.
Na legislação publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), o departamento considerado ‘Estado Irmão’ contempla Tarapacá no Chile, incluindo as Províncias de El Tamarugal e Iquique.
Portanto, com a definição, parcerias e convênios bilaterais entre os dois estados são facilitados.
“Os acordos, intercâmbios e convênios de que trata o caput deste artigo poderão ser assinados nos âmbitos políticos, socioeconômico, empresarial, turístico, como no âmbito didático, técnico científico e cultural”, detalha a nova lei.
Em julho do ano passado o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou que acordo com a região de Tarapacá foi firmado com objetivo de aproximar as economias e potencializar oportunidades de desenvolvimento com a implementação da Rota Bioceânica.
Assim, na época, o governador da região José Miguel Carvajal esteve com comitiva em Mato Grosso do Sul.
Tarapacá, cuja a capital é a cidade de Iquique, é uma das 16 regiões do Chile, tem duas províncias com aproximadamente 240 mil habitantes.
Além de formalizar acordo de cooperação, o Chile é o primeiro país a estabelecer representação comercial no Estado.
O escritório da Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá no Mato Grosso do Sul, para receber autoridades e empresários da região chilena, foi inaugurado em julho do ano passado.