A rede social X (antigo Twitter) – que pertence ao bilionário Elon Musk – encerrou as atividades no Brasil. O anúncio ocorreu neste sábado (17). Em nota, a empresa ‘culpou’ o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Conforme pulicado no site Uol, em nota, a rede social X afirmou que o representante legal no Brasil foi ameaçado de prisão. Isso, em caso de descumprimento judicial de “ordens de censura” dadas por Moraes.
O dono da plataforma, Elon Musk, já havia ameaçado descumprir ordens do ministro em ocasiões anteriores. Um dos descumprimentos, é o pedido de suspensão de determinados perfis investigados.
Moraes relatou que não obteve canal de contato telefônico e, que por e-mail não foi respondido. O ministro ainda determinou multa de R$ 20 mil à responsável legal pela empresa no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição e decretou prisão por desobediência judicial.
Além do encerramento das atividades, houve a demissão de colaboradores. A empresa, que fechou a sede no Brasil, garante que apesar do encerramento das atividades no país, os serviços continuam disponíveis para a população brasileira. O ministro, por sua vez, não se manifestou a respeito do assunto.