A Receita Federal encontrou 315 de quilos de cocaína nessa terça-feira (6) no terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, no estado do Paran. Droga estava escondida em 20 barris de suco de limão congelado. A carga seria enviada para Espanha.
A cocaína foi encontrada após gerenciamento de riscos e análise de imagens de scanner para detectar a presença de contaminação em cargas, ou seja, outros produtos, segundo relatório da Receita Federal.
Só no ano de 2024, a alfândega brasileira já apreendeu mais de uma tonelada de cocaína no referido porto paranaense, segundo relatório divulgado pela instituição brasileira. O Paraguai tem espaço livre no Porto de Paranaguá, como parte de um acordo bilateral, com redução de alguns impostos.
As autoridades alfandegárias brasileiras utilizaram gerenciamento de riscos e análise de imagens de scanner para detectar a presença de contaminação em cargas, ou seja, outros produtos, segundo relatório da Receita Federal.
Em fevereiro deste ano 2024, houve outra grande apreensão de contêineres provenientes do Porto de Paranaguá, pela Receita Federal. Foram encontrados 415 quilos de cocaína camuflados em cargas de compensado. Foi destinado à Bélgica.
Com a fiscalização dessa terça-feira, já são 1.150 quilos de cocaína apreendidos pela Receita Federal no Porto de Paranaguá no ano de 2024. A descoberta é a décima segunda do ano, segundo a alfândega brasileira.
Há inícios de o carregamento de cocaína tenha sido feito no Paraguai. Recentemente, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) encontrou grande quantidade de cocaína em fardos de açúcar.