A Receita Federal apreendeu 150 filhotes de lhama mumificados em um ônibus de viagem, durante fiscalização na BR-262, em Corumbá, nessa quinta-feira (31).
De acordo com informações da Receita, o ônibus foi parado para fiscalização no Posto Fiscal Lampião Aceso, sob suspeita de tráfico de drogas.
Durante revista nas bagagens, foram encontrados os filhotes de lhama em uma mala. A proprietária era uma mulher, que não teve a identidade divulgada.
Ela informou que fazia apenas o transporte dos animais e entregaria a carga em São Paulo. A mulher foi liberada.
As lhamas são peculiares da Bolívia, país que faz fronteira com o Brasil por Corumbá.
Ainda segundo a Receita Federal, cada feto mumificado seria vendido por R$ 250 no Brasil. Desta forma, a apreensão está avaliada em R$ 37,5 mil.
Segundo o site Diário Corumbaense, há uma crença cultuada principalmente pelos povos indígenas bolivianos, onde as famílias devem fazer uma oferenda à deusa andina Pachamama, a mãe terra, enterrando um feto de lhama embaixo de suas novas casas como proteção, saúde e boa sorte.
Todas os filhotes de lhama apreendidos foram entregues ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as providências cabíveis.
Lhamas
A lhama é um mamífero ruminante, originado do mesmo ancestral que deu procedência as alpacas.
Na América do Sul, estes animais podem ser encontrados no território andino, acima dos 3 mil pés de altitude, nas regiões da Bolívia, Peru, Argentina e Chile, sendo a maior concentração na Bolívia.
Lhamas são encontradas no território andino, nas regiões da Bolívia, Peru, Argentina e Chile (Foto: Blog Pegadas na Estrada)
@@NOTICIAS_RELACIONADAS@@
CORREIO DO ESTADO