Um dos principais centros de saúde pública da Região Leste do Paraguai, está infestado de vermes, deterioração dos pisos e até fezes de animais podem ser observadas nos corredores
Helder Carvalho –
Hospital Nacional de Itauguá (Reprodução abc)
Um setor do Hospital Nacional de Itauguá, um dos principais centros de saúde pública da Região Leste do Paraguai, está infestado de vermes, com deterioração dos pisos, tetos e paredes, e até fezes de animais podem ser observadas nos corredores.
Imagens e vídeos de reprodução da ABC Color mostram o Departamento Infantil do Hospital Nacional de Itauguá em preocupante estado de deterioração e superlotado de vermes, situação que as autoridades do centro de saúde dizem estar trabalhando para corrigir.
Fotografias enviadas ao ABC, mostram, entre outras coisas, fezes de animais, baratas e até um gato comendo restos de um rato, presumivelmente nos corredores da secção infantil do hospital, destinada ao internamento de pacientes até dois anos.
Pisos quebrados, tetos deteriorados e muitas outras inadequações também ficam evidentes em vídeos e imagens.
Em nota, Ángel Asoya, diretor do Hospital Itauguá, disse ao ABC que os responsáveis pelo centro de saúde estão realizando um “grande esforço institucional” para corrigir os problemas de deterioração naquela área do edifício.
Reparo em andamento
O Diretor Médico do hospital afirma que os trabalhos de reparação e manutenção “estão em andamento”, como sanitários, pisos e paredes.
Admitiu que a erradicação de vermes não tem sido fácil, devido à impossibilidade de realizar fumigação para proteger a saúde dos pacientes.
Asoya estimou que o trabalho de reparo será concluído em aproximadamente um mês
*Com ABC Color