Um levantamento sobre eficiência de municípios sul-mato-grossenses coloca Dourados, maior cidade do interior, na 10ª posição. O ranking foi divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo e colocou Fátima do Sul na liderança.
Na segunda colocação ficou São Gabriel do Oeste, seguida de Bataguassu em terceiro, Três Lagoas em quarto e Paranaíba em quinto. Campo Grande aparece em nono lugar.
O ranking leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade. Quanto mais serviços prestados com menos receita, maior a eficiência.
Para Fátima do Sul, a 40 quilômetros de Dourados, o resultado foi de 0,657, que coloca o município no rol dos “eficientes”, inclusive, o único com essa classificação em todo o Estado. A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1.
O desempenho de Fátima do Sul, com população de pouco mais de 20 mil habitantes, avaliou o total de crianças na escola: 54,79% até 3 anos e 100% na faixa etária de 4 a 5 anos.
Pelo ranking, os domicílios são cobertos por atenção básica de saúde, com média de 1,19 médico por mil habitantes.
No saneamento básico, a cobertura de atendimento de água é de 88%, coleta de lixo atende 95% e 24% com rede de esgoto.