InícioClima TempoProvável aumento de casos de dengue em Mato Grosso do Sul liga...

Provável aumento de casos de dengue em Mato Grosso do Sul liga alerta no Ministério da Saúde

Pasta instalou Centro de Operações Emergenciais e implementou um novo plano de contingência para reforçar a rede assistencial e conter o avanço da doença em todo o país

Schimene Weber – Publicado em 10/01/2025 – 17:12

Rio de Janeiro, São Paulo
Ouvir Notícia Pausar Notícia

Compartilhar

Em um cenário preocupante, Mato Grosso do Sul encabeça a lista de seis estados brasileiros com maior probabilidade de enfrentar um aumento significativo nos casos de dengue em 2025. Segundo projeções do InfoDengueRio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, São Paulo e Paraná também deverão registrar um crescimento no número de infecções.

A persistência do fenômeno El Niño é apontada como o principal fator para essa tendência alarmante. As condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegyptivetor da dengue, aumentam o risco de epidemias em diversas regiões do país.

Diante desse panorama, o Ministério da Saúde ativou nesta quinta-feira (9) o COE (Centro de Operações de Emergência em Saúde) para Dengue e outras Arboviroses. A medida visa fortalecer o planejamento e a coordenação das ações de prevenção e controle da doença em todo o território nacional.

O COE será responsável por monitorar a situação epidemiológica, mobilizar recursos, fortalecer a vigilância em saúde e articular as ações com os estados e municípios. Além disso, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, um documento que orienta as ações de prevenção e controle dessas doenças em todo o país.

O que fazer para evitar a dengue?

A melhor forma de combater a dengue é prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do mosquito, como vasos de plantas com água parada, pneus velhos e outros recipientes que acumulam água.

FONTE: MIDIAMAX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Deve ler

spot_img