O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Betinho, que reconhece a prática do wheeling, conhecido como “grau” no esporte, passou em primeira discussão na Câmara Municipal de Campo Grande.
A votação ocorreu na manhã desta terça-feira (29) e ainda deve passar por uma segunda apreciação pelos vereadores na Casa de Leis.
O que diz o projeto de lei
O projeto (n. 11.293/24) reconhece manobras com motocicleta, incluindo o “grau”, como prática esportiva.
Segundo o PL, caso seja aprovada, a lei estabelece que a prática de manobras esportivas deve ser realizada em locais apropriados que possuam licença, conforme as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
O caráter da exibição será exclusivo para shows e competições. A manobra wheeling em questão trata da moto empinada.
No Brasil, é conhecida como “grau”, “Elevação real“(RL) você”Bob’s”. A execução do grau, conforme descrito no projeto, exige perícia do piloto.
Regras:
- O “grau” só poderá ser feito em locais com a devida autorização para funcionamento;
- A pista deve possuir asfalto de qualidade, com as seguintes medidas: 80 metros de comprimento por 25 metros de largura;
- O local destinado ao público deve obedecer aos critérios de segurança estabelecidos pela modalidade esportiva.
Justificativa
“A prática do ‘grau’ em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima e deve permanecer assim, pois, praticada sem as devidas precauções, coloca em risco a vida de quem pratica e a de terceiros.
Entretanto, como modalidade esportiva, vem crescendo a cada dia e merece atenção e estímulo do Poder Público.
No Brasil, o esporte começou a se popularizar nos anos 90, existindo atualmente muitos praticantes no país.
Ao atingirem um certo nível, a maioria dos pilotos segue para outros países da América do Norte e Europa.
Muitos pilotos brasileiros têm tentado a sorte na Espanha, Portugal, Alemanha e Suíça.
A proposta deste nosso Projeto de Lei é reconhecer essa modalidade esportiva em Campo Grande e trazer mais uma oportunidade de esporte e lazer, negócios e turismo para o município.”
Outras votações
Ainda, durante a sessão em regime de urgência, os vereadores aprovaram o PL do Executivo Municipal que estabelece o Programa de Regularização Fiscal (Refis) e que prevê desconto de 80% em dívidas.
E também outros dois projetos: um que concede o título de “Visitante Ilustre” de Campo Grande a Abraão Pessoa de Souza, do vereador Victor Rocha (PSDB), e o PL do vereador Gilmar da Cruz (PSD), que cria o Dia Municipal do Deficiente Visual na Capital.