Em 2024, os incêndios no Pantanal atingiram níveis alarmantes, com um aumento de 222% na área queimada. Concentrando 65% das queimadas, Corumbá, foi a região mais afetada. Diante desse cenário preocupante, nasceu o Projeto Pomar na Escola das Águasque promove a conscientização ambiental, envolvendo alunos, famílias e a comunidade local.
A iniciativa foi implementada na Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Sebastião Roloncom extensão na Fazenda Lourdes, na região do Taquari. Sob a coordenação do professor Felipe de Lima Amorim, Diretora Rosemeri dos Santos e coordenadora Jussara Peralta, o projeto alia educação e sustentabilidade, incentivando os alunos a plantar e cuidar de alimentos que beneficiam tanto a comunidade quanto a fauna local.
“Lugar distante, educação presente”
O projeto teve como foco ensinar a importância de preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Durante as atividades, as crianças plantaram diversas espécies, como:
- Mamão, goiaba, milho, abóbora, banana e mandioca.
- Outras frutas e legumes para complementar a alimentação local e contribuir para a fauna da região.
Além disso, foi criada uma horta sustentável adaptada ao solo arenoso e pobre em nutrientes característicos da região. O objetivo foi mostrar que, mesmo em condições adversas, é possível cultivar alimentos de maneira eficiente e responsável. “
É como diz o lema da nossa escola: Lugar distante, educação presente”, destaca o professor.
Palestras e conscientização
Segundo o professor, o projeto contou ainda com uma palestra da Doutora Camilaque abordou temas relacionados à preservação ambiental e ao impacto das queimadas no Pantanal. A iniciativa reforçou que as crianças são agentes multiplicadores, levando o aprendizado da escola para suas famílias e comunidades.
Segundo os organizadores, o Projeto Pomar não é apenas sobre plantar árvores, mas também sobre semear a conscientização e o cuidado com o planeta.