O Boi Pantaneiro, uma raça de bovino exclusiva da região de Mato Grosso do Sul, enfrenta a ameaça de extinção, com sua população diminuindo de 3 milhões para 500 cabeças de gado. Para combater esse declínio, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a ONG Onçafari uniram forças em pesquisas e ações de extensão universitária.
O Prof. Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira lidera o Núcleo de Conservação de Bovinos Pantaneiros da UEMS e iniciou o mapeamento dos animais remanescentes em fazendas locais. Ele destaca a resistência e a adaptabilidade do Boi Pantaneiro às condições únicas do Pantanal, destacando sua importância para a ecologia da região.
Os bois pantaneiros são fundamentais para o equilíbrio ambiental, mantendo as condições do bioma ao pastar vegetações forrageiras e se alimentar dos coquinhos da palmeira acuri, essenciais para a dieta das araras-azuis. Com o apoio da Onçafari, o projeto acelerou, resultando na inseminação de novilhas Nelore com embriões da raça pantaneira.
Essa parceria promissora visa não apenas preservar uma raça única, mas também contribuir para a manutenção da biodiversidade ecológica do Pantanal.
Por Suzi Jarde (com informações da Folha de São Paulo)