O Partido Trabalhista britânico alcançou uma vitória que pôs fim aos 14 anos de domínio do Partido Conservador no Reino Unido, ao mesmo tempo que fez história ao eleger o primeiro deputado nascido no século 21, Sam Carling, de 22 anos.
Carling está prestes a se tornar o membro mais jovem da Câmara dos Comuns, conhecido como “baby of the House” (Bebê da Câmara), sucedendo a Keir Mather, também do Partido Trabalhista, que aos 25 anos venceu as eleições suplementares no ano passado e agora representa o novo distrito eleitoral de Selby.
Nascido em 2002, Sam assegurou a cadeira por North West Cambridgeshire ao superar a candidata conservadora Shailesh Vara por uma margem estreita de 39 votos, após recontagem.
“No entanto, prefiro que deixemos de lado essa fixação estranha na idade dos jovens”, afirmou Carling em entrevista à BBC. “Para mim, somos todos iguais. Meu foco está em trabalhar duro e fazer a diferença.”C
arling descreveu sua vitória como um “evento marcante”, e espera motivar mais jovens a se envolverem na política.
“Eles (os jovens) se verão representados, tanto no parlamento quanto nos conselhos locais. Isso ajudará a lidar com a apatia”, disse ele à BBC.