A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou um macaco prego que estava sendo traficado em Terenos, Mato Grosso do Sul, na manhã do último sábado (18). O resgate ocorreu durante uma fiscalização na BR-262, quando os policiais deram ordem de parada a um veículo Land Rover, conduzido por um homem.
Durante a inspeção do veículo, os policiais notaram uma gaiola para transporte de animal e foram informados pelos ocupantes que se tratava de um macaco prego. Ao verificarem a documentação, a equipe constatou a ausência da Autorização de Transporte emitida pelo IBAMA e da Guia de Trânsito Animal, necessária para atestar a regularidade sanitária do animal.
Além disso, o Certificado de Origem apresentado possuía irregularidades que indicavam a falsidade do documento. Questionado, o condutor afirmou ter sido contratado para transportar o macaco de São Paulo para Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
Os envolvidos no caso foram encaminhados à Polícia Federal em Campo Grande para a devida investigação e o macaco prego foi levado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para cuidados e avaliação.
O tráfico de animais silvestres é uma prática criminosa que causa danos irreparáveis ao meio ambiente e coloca em risco a sobrevivência de várias espécies. A colaboração entre diferentes órgãos e a conscientização da população são fundamentais para combater esse crime.
The post PRF resgata macaco prego sendo traficado em Terenos appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.