Enquanto seguem as apurações na França, neste domingo (7), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já comemorou os primeiros resultados que foram divulgados, das eleições legislativas antecipadas na França. A projeção indica vitória da aliança Nova Frente Popular, que é formada pela esquerda francesa.
O presidente brasileiro resumiu em poucas palavras, divulgadas na rede social X, o antigo Twitter: “Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França, que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje”.
Depois de apenas três semanas de campanha, os resultados das urnas surpreenderam e contrariaram as pesquisas. A esquerda ficou à frente da coalizão de centro-direita, que tem apoio do presidente Emmanuel Macron. Já a ala da extrema direita, liderada por Marine Le Pen, ficou em terceiro lugar.
As informações do Portal Metrópoles são que Lula comentou que o resultado, como foi no Reino Unido, onde o Partido Trabalhista (de centro-esquerda) foi vitorioso, “reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social”.
Os primeiros resultados do segundo turno das eleições parlamentares adiantadas na França foram divulgas às 20 horas deste domingo (15 horas em Brasília). As projeções indicaram a vitória da aliança Nova Frente Popular (FNP). O resultado surpreendeu e contrariou todas as previsões.