Durante uma operação conjunta esta semana, equipes de fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) flagraram e autuaram uma empresa pelo descarte irregular de resíduos de construção civil e volumosos em área pública. A empresa, cadastrada na Agetran, tem acesso gratuito ao sistema de gestão de resíduos e conhece os locais autorizados para o descarte legal.
O flagrante ocorreu no cruzamento da Rua Rubi com a Avenida Noroeste, na Vila Albuquerque, uma área conhecida pela prática de descarte irregular e, portanto, monitorada pelas equipes de fiscalização. A Agetran utiliza um sistema de monitoramento georreferenciado para controlar as caçambas de entulhos e caminhões basculantes, visando evitar descartes em locais proibidos e impactos ambientais.
Para o descarte legal, os transportadores devem ser cadastrados na Agetran e emitir o Controle de Transporte de Resíduos Eletrônico (E-CTR). Empresas que realizam o transporte sem o E-CTR ou descartam resíduos irregularmente estão sujeitas a multas que variam de R$2.965,65 a R$11.862,60, conforme a Lei Municipal nº 4.864/2010. Na fiscalização mencionada, a empresa flagrada recebeu a multa máxima devido ao grande volume de resíduos descartados.
A população pode denunciar situações de descarte irregular de resíduos pela plataforma Fala Campo Grande, através do telefone 156.
The post Prefeitura reforça denúncia de descarte irregular de resíduos pelo 156 appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.