A Prefeitura de Dourados anunciou a pausa na coleta de roupas e calçados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, optando por concentrar os esforços em itens mais urgentes no momento. Com mais de 5 toneladas de donativos já enviadas, principalmente roupas e calçados, a cidade agora direciona sua generosidade para suprir necessidades críticas como água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões e ração para animais.
Desde o início das enchentes, a campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pela Guarda Municipal de Dourados (GMD), em colaboração com a empresa Azul para o transporte dos itens, tem sido um ponto de mobilização comunitária intensa. A secretária da Semas, Fabiana Baggio, ressaltou a generosidade dos moradores de Dourados, enfatizando a importância da contribuição nesse momento crítico.
“O povo douradense é muito generoso e está fazendo a diferença nesta campanha pelos nossos irmãos gaúchos. Neste momento a maior urgência é por água potável, alimentos não perecíveis, principalmente os de fácil preparo, devido às limitações das famílias que perderam tudo, além de colchões e ração para os pets. Então pedimos que quem puder ajudar, doe esses itens agora”, disse Fabiana Baggio.
É importante notar que produtos como óleo de cozinha e detergentes não estão sendo aceitos devido às restrições de transporte aéreo, uma vez que são líquidos inflamáveis.
Para aqueles que desejam se envolver mais ativamente, há oportunidades de voluntariado no salão paroquial da Igreja Santo André, que também serve como um dos pontos de coleta, funcionando das 8 às 20h. Além disso, doações podem ser levadas ao posto da Guarda Municipal no Parque Antenor Martins das 7h às 18h, ou diretamente no Salão Paroquial da Igreja Santo André.
Para mais informações sobre como ajudar, os interessados podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com a GMD pelo número 153.
The post Prefeitura de Dourados suspende arrecadação de roupas e reforça pedido por alimentos e água appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.