A prefeitura de Cassilândia decretou luto oficial de três dias, sendo eles esta terça-feira (4), quarta-feira (5) e quinta-feira (6), pela morte do pequeno João Lucas Fachini Ferraz, de 3 aninhos, após se engasgar na creche municipal.
Consta ainda que esta terça-feira (4) é ponto facultativo. As aulas de hoje também foram suspensas.
A audiência pública marcada para esta terça-feira na Câmara Municipal foi transferida para a próxima segunda-feira (10).
João estava no Centro de Educação Infantil quando na hora do lanche, segundo o relato de funcionários à polícia, foi servido bolo e iogurte para todas as crianças e João engasgou.
Ele foi socorrido por um dos funcionários que efetuou manobras de primeiros socorros, mas como não estava reagindo, foi levada ao hospital, onde morreu pouco tempo depois.
O caso foi registrado como morte a esclarecer e está sob investigação.
“O caso é uma fatalidade, pois todos sabem o carinho que temos pelas crianças de Cassilândia”, disse a secretária municipal, Márcia Reis, ao site Cassilândia Urgente.
O caso deve ser investigado pela Polícia Civil que irá apurar se ocorreu negligência por parte da creche. A Secretaria Municipal de Educação emitiu um comunicado sobre a morte do menino.
“É com imenso pesar que informamos o falecimento do aluno João Lucas Ferraz. Neste momento de profunda tristeza, toda a comunidade escolar se une em solidariedade à família. Em respeito ao luto e para que todos possam prestar suas homenagens, às atividades escolares serão suspensas no dia 04/06/2024. Agradecemos a compreensão de todos e pedimos que mantenham a família do nosso querido João Lucas em seus pensamentos e orações. Atenciosamente, Secretaria Municipal de Educação de Cassilândia-MS.”