A Prefeitura de Campo Grande promoverá a 12ª edição do Drive-Thru da Reciclagem entre os dias 6 e 8 de junho. Sob o tema “Cidades inteligentes são sustentáveis”, a iniciativa, realizada pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), visa conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos e os benefícios das práticas sustentáveis.
O evento ocorrerá nos Altos da Avenida Afonso Pena, entre o estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal e o Espaço Municipal de Cultura Vila Morena. Motoristas poderão descartar materiais recicláveis sem sair de seus veículos. Entre os itens aceitos estão papel, papelão, plástico, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, eletrônicos, tecidos, medicamentos vencidos, ração e acessórios para pets, lâmpadas, pilhas e baterias.
Segundo Adir Diniz, coordenadora-geral do FAC, o Drive-Thru da Reciclagem, realizado em parceria com a Du Bem Sustentável, contribui para tornar Campo Grande uma cidade mais sustentável. “Nosso foco está principalmente na conscientização e na educação ambiental das crianças, pois acreditamos que a educação gera transformação e esta gera cultura”, destacou.
Além do descarte de resíduos, o evento contará com um espaço para doações de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis e outros itens em boas condições de uso. Os materiais arrecadados serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo FAC.
Durante os três dias, haverá oficinas de reaproveitamento de alimentos, descarte adequado de resíduos e artesanato sustentável. A programação incluirá atividades educativas e culturais, apresentações musicais, teatro infantil e um ambiente de leitura.
Na última edição, realizada em março, foram recolhidas 8,8 toneladas de materiais recicláveis, superando as 5 toneladas da edição anterior. O FAC e a Du Bem Sustentável entregaram 2,7 toneladas de resíduos recicláveis à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Campo Grande (UTR). O evento resultou em doações significativas para as instituições Atmaras/MS, Novo Horizonte, Coopermaras e Cata MS.
A preservação da água é um dos principais benefícios da reciclagem de óleo e medicamentos. Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água, enquanto um quilo de medicamento pode poluir até 450 mil litros. Na 11ª edição do Drive-Thru, o descarte correto de 310 litros de óleo e 101 quilos de medicamentos preservou, respectivamente, 7,7 milhões e 45,4 milhões de litros de água.
The post Prefeitura de Campo Grande realiza 12º Drive-Thru da Reciclagem em junho appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.