Ele teve o menor percentual entre prefeitos que tentavam reeleição nas capitais e também o primeiro a não ser reeleito na capital do Piauí
Da Redação –
Tentando reeleição para Teresina, o prefeito José Pessoa Leal (PRD), o Dr. Pessoa, reclamou ter obtido apenas 10.131 votos, que representam 2,2% dos válidos nas eleições, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Conforme a coluna do jornalista Carlos Madeiro, do UOL, ele teve o menor percentual entre prefeitos que tentavam reeleição nas capitais e também o primeiro a não ser reeleito na capital do Piauí.
A coluna descreve que o prefeito teve queda de 95% em número de votos, comparado ao pleito que o elegeu, quando obteve, pelo MDB, 236.339 votos – 62,31% dos válidos.
“Eu não estou chateado; agora, coisa estranha, houve. Eu fazia diversas reuniões, era abraçado, uma coisa fantástica, e os votos não apareceram. Na minha concepção (o resultado) não foi bom; mas tenho gratidão”, declarou, em entrevista coletiva.
Assim como na eleição em que foi escolhido prefeito, em 2020, o eleito ganhou em primeiro turno: Silvio Mendes (União Brasil), com 239.848 votos, que representam 52,19% dos válidos. Na mesma disputa, o petista Fábio Novo teve 198.794 votos (43,26% dos válidos).
A coluna aponta que a reeleição já era considerada descartada em Teresina, devido a alta taxa de rejeição, que minou seus apoios políticos. Na coletiva, Pessoa também responsabilizou que a comunicação da campanha não foi eficiente.
(Com informações do UOL)
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!