O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta segunda-feira (13) que enviará à Câmara Municipal um projeto de lei para a criação de um auxílio emergencial de R$ 1 mil, destinado às famílias que perderam móveis e eletrodomésticos devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.
A proposta, que deve ser votada em uma sessão extraordinária, visa atender, inicialmente, cerca de 150 famílias já cadastradas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social.
O auxílio, segundo Abilio, será de pagamento único e tem o objetivo de oferecer um suporte imediato às famílias afetadas. “Nosso foco é dar condições mínimas para que essas pessoas possam recompor suas vidas. Vamos conversar com a Câmara para aprovar esse projeto o mais rápido possível”, declarou o prefeito.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), Abilio disse ainda que está preparando um documento, que deve ser apresentado o quanto antes, com o objetivo de decretar estado de calamidade pública temporário em Cuiabá. A medida reconhece a necessidade de investimento de recursos extraordinários para lidar com a situação.
O prefeito explicou que o pagamento do auxílio deve ser feito com recursos próprios da prefeitura e estima-se que sejam utilizados de R$300 a 400 mil.