Ainda sem conseguir cumprir meta de vacinar 150 mil moradores, novo prazo estabelecido pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) termina no próximo domingo em Dourados. Para tentar avançar na campanha, a administração municipal estabeleceu parceria com a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
O prazo para receber a primeira dose da vacina contra a dengue termina no próximo domingo (19). Nesta última semana, são realizadas ações especiais do Núcleo de Imunização da Sems com empresas privadas e estatais.
Entre as parcerias estabelecidas, a mais recente é com a Sanesul. Assim, os colaboradores puderam ser vacinados contra a dengue e gripe nas unidades Onofre P. de Matos e Presidente Vargas. Uma parte foi atendida na última semana de abril e outra nesta semana.
Conforme a Sems, cerca de 100 servidores participaram da ação e os que receberam as duas vacinas, precisaram de um intervalo de 24 horas entre uma e outra.
Dessa forma, Edvan Marcelo Marques, gerente do NI, afirma que a parceria com as empresas tem sido fundamental para fazer a vacina contra a dengue chegar aos douradenses.
“A exemplo da Sanesul, muitas empresas entenderam a importância de a vacinação contra a dengue chegar ao maior número de douradenses, com o benefício direto de evitar que o colaborador fique afastado em caso do contágio”, explica Edvan.
Segundo ele, a vacinação contra covid-19 e influenza, ambas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, também são importantes nesta relação das empresas com os colaboradores.
“A possibilidade de o funcionário com as vacinas em dia estar impossibilitado de comparecer ao trabalho por causa de uma síndrome respiratória ou mesmo uma gripe mais forte é infinitamente menor do que uma pessoas que não recebeu a vacina”, pontua o gerente do NI.