Durante o sábado (18), praticantes de Karatê puderam adquirir novos conhecimentos e técnicas com grandes nomes do Brasil. O Sensei Edson Nakama e Irineu de Assis estiveram presentes no Círculo Militar, em Campo Grande.
Nakama e Assis são faixas pretas de Karatê, com 7ª Dan pela ISKF (International Shotokan Karate Federation), com sede nos Estados Unidos.
O curso técnico de Karatê foi promovido pelo Sensei Hélio Arakaki, 6ª Dan. Os praticantes puderam vivenciar uma experiência mental, espiritual e técnica.
“O enfoque é mais voltado para a formação e educação do indivíduo. A abordagem do Karatê tridimensional visa propiciar o desenvolvimento físico, mental e espiritual”, disse o Sensei Arakaki.
O curso promovido por Arakaki não tem enfoque esportivo. “Não é uma abordagem competitiva, mas sim do que chamamos de Karatê Budô (que significa conter o conflito). O objetivo é proporcionar ao ser humano uma vida mais pacífica, longe dos conflitos que o mundo gera”, ressaltou.
Grandes nomes do Karatê em Campo Grande
O Sensei Edson Nakama, 7º Dan pela ISKF e Instrutor-Chefe da ISKF no Brasil, trouxe a Campo Grande a continuidade do trabalho do Professor Juichi Sagara.
“A nossa ideia é dar prosseguimento ao trabalho do nosso professor Juichi Sagara, não só em Campo Grande, mas em todo o Brasil, com uma abordagem tridimensional”, pontuou o Sensei Nakama.
Nakama é bicampeão sul-americano e bicampeão pan-americano em Karatê, nos anos de 1989 e 1990. Para Campo Grande, a proposta do Karatê Tridimensional é fundamental.
“A ideia é transmitir o ensinamento através do trabalho global, abrangendo as três dimensões: espiritual, mental e física. Estamos trabalhando com kihon, kata e kumite”, destacou Arakaki.
Durante o curso, foram enfatizadas as técnicas de evolução. “O Karatê Tridimensional evolui tanto na parte espiritual quanto na parte física ou biomecânica”, ressaltou.
De Goiânia para Campo Grande
Ele mencionou o objetivo simples do evento em Campo Grande. “Nosso objetivo é ensinar aquilo que nos foi transmitido ao longo dos anos de prática e trocar experiências com pessoas de vários estados, como as que estão aqui hoje”, pontuou Irineu.
Ele reforçou a importância da troca de experiências. “É uma oportunidade de troca e aprimoramento técnico. Estamos sempre renovando, e esse é o verdadeiro objetivo do Karatê. Enquanto existirem faixas brancas, ficaremos felizes, pois isso garante a continuidade”, concluiu.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.