O PP (Partido Progressista) tem a possibilidade de ficar pelo caminho na disputa pela eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Campo Grande, marcada para a próxima quarta-feira (1º). Na última semana antes do pleito, a sigla – que conta com quatro parlamentares eleitos – teria encontrado dificuldades para obter apoio para fechar uma chapa, que precisa de sete cargos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A Mesa Diretora é composta por Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário. Muitos parlamentares já teriam declarado apoio a chapa liderada pelo vereador Papy (PSDB).
O parlamentar Beto Avelar (PP) confirmou uma segunda chapa para concorrer à Mesa Diretora na última sessão da Casa de Leis, em 19 de dezembro. Apenas o cargo de Avelar como candidato à presidência foi confirmado até o momento.
Do outro lado da disputa, o vereador Papy já contaria com o apoio de 24 colegas, incluindo até os dois vereadores do Avante, partido coligado com o PP. Ao MidiamaxWilson Lands (Avante), confirmou o posicionamento de apoio ao tucano. “Avante foi um dos primeiros partidos a assinar a lista do Papy para presidência e mesmo lançando o Beto Avelar mantemos nossa posição e não retiramos o nome da lista”, afirmou.
O tucano ainda tem o apoio do atual presidente da Mesa Diretora, o vereador Carlão (PSB), que será candidato como primeiro secretário para o biênio seguinte. Além deles, a lista seria composta pelos parlamentares do PSDB, PT, PL, União Brasil, PODE, Republicanos e PSD.
Em conversa com o Midiamax neste sábado (28), o vereador Papy afirmou que busca um consenso com o Progressista e ter chapa única na eleição da presidência da Mesa Diretora. “Estamos conversando para tentar um alinhamento”, apontou. O tucano não teria confirmado oficialmente os outros cargos para a Mesa Diretora, em um aceno de abrir o diálogo para o PP. A chapa deve ser registrada no dia da eleição, após a posse dos parlamentares para o novo mandato.
Já em diálogo com parlamentar do PP, o vereador informou que Avelar procurou colegas para tentar articular apoio. “Mas agora não sei se obteve sucesso”, indicou.
Ó Midiamax tentou entrar em contato com o vereador Beto Avelar, mas não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
Reunião
Em 19 de dezembro, Papy realizou uma reunião com os aliados para debater a eleição da Mesa Diretora. Em uma foto do encontro, é possível ver que 17 parlamentares da próxima legislatura participaram do encontro, além do próprio Papy:
- Vereador Carlão (PSB): atual presidente da Mesa Diretora e candidato a 1ª secretaria na chapa de Papy;
- Vereadores do PT: Luiza Ribeiro, Landmark e Jean Ferreira;
- Vereadores do MDB: dr. Jamal e Junior Coringa;
- Vereadores do Podemos: Clodoilson Pires e Ronilço Guerreiro;
- Vereador do PSD: Otávio Trad;
- Vereador do União Brasil: Fábio Rocha;
- Vereadores do PSDB: Dr. Victor Rocha, Flávio Cabo Almi, Silvio Pitu e prof. Juari;
- Vereador do PL: André Salineiro;
- Vereadores do Republicanos: Herculano Borges e Neto Santos.
Sobre algumas ausências na reunião, o anfitrião explicou na época que Rafael Tavares (PL) está em viagem e a colega Ana Portela (PL) tinha outro compromisso agendado. Já o dr. Lívio (União Brasil) estaria doente e o ex-prefeito Marquinhos Trad estava em uma audiência na OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).
*Matéria atualizada às 15h39 para acrescentar o posicionamento de Wilson Lands.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Céu Azul e Tópicos.