Policiais militares, familiares de Jorge Ávalos e até voluntários que participaram nas buscas pelos restos mortais do caseiro, receberam uma homenagem na Câmara Municipal de Aquidauana. Uma Moção de Aplauso foi dedicada a cada dos envolvidos.
A proposta foi apresentada pela vereadora Ana Saravy (PV) e recebeu apoio de todo o plenário, onde destacou a atuação dos militares 2º Tenente Cícero Fabrini Dias de Almeida, Subtenente Francisco de Assis Damasceno, 3º Sargento Augusto Graça, Cabo PM Edmar Falcão Santana e Soldado Diego Raphael Soares dos Reis.
Outras pessoas também receberam a moção, como Valmir Marques de Araújo, cunhado de Jorginho, 1º Sargento da Reserva Augusto Pereira Mendes e o voluntário Marcos Antônio Marques de Araújo, além de policiais da cidade de Miranda.
A vereadora aponta que a atuação de todos demonstrou coragem, solidariedade e profundo respeito pela vida humana. As buscas ocorreram em uma área de difícil acesso e mobilizaram diversas forças em um esforço intenso e comovente.
O caso Jorginho tomou dimensão nacional em razão dele ser atacado por um onça-pintada.